Música de Fronteiras:o estudo de um campo criativo situado entre a música popular e a música erudita de vanguarda.


Nome do Autor: Marcela Laura Perrone
Dissertação de Mestrado UNIRIO, Pós-Graduação em Música
Número da Dissertação: 167
Ano da Dissertação: 2010 
Título da Dissertação: MÚSICA DE FRONTEIRAS: o estudo de um campo criativo situado entre a música popular e a música erudita de vanguarda.
Banca Examinadora: Profa. Dra. Carole Gubernikoff (orientadora), Profa. Dra.  Elizabeth Travassos e Profa. Dra. Santuza Cambraia Naves

RESUMO

Esta dissertação estuda o fenômeno das músicas que se encontram nas fronteiras entre a música erudita de vanguarda e a música popular. Sua existência aponta para a dicotomia erudito-popular como processo dinâmico vinculado a determinados contextos históricos e geográficos. Começamos com uma série de considerações ligadas à relação entre o popular-e o erudito na música e à busca de legitimação de práticas musicais, uma breve revisão dos conceitos de tradição, vanguarda, experimentação, invenção, nacionalismo, universalismo e identidade. Realizamos uma enumeração de situações que problematizam a separação entre música popular e música erudita e distinguimos entre dois modos de fazer. Tomamos os Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (1971-1989) como marco histórico de referência, foco de discussão e difusão de um universalismo particular. Finalmente exploramos um grupo de figuras e obras entre as quais fazemos uma seleção para apresentar uma análise mais aprofundada do seu processo criativo. 

Palavras-chave: fronteira - música popular e música erudita - processo criativo

ABSTRACT
 
This dissertation studies the phenomenon of musics that are on the borders between the contemporary art music and popular music. Their existence points to the art-popular dichotomy as a dynamic process linked to specific historical and geographical contexts. We begin with a series of considerations about the relationship between ‘popular’ and ‘art’ in music and the pursuit of legitimate musical practices, a brief review of the concepts of tradition, avant-garde experimentation, invention, nationalism, universalism and identity. We made a list of situations that question the division between popular music and art music and distinguish between ‘two ways of proceeding’. We take the Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea (1971-1989) as an historical reference, the focus of discussion and dissemination of a particular universalism. Finally we explore a group of figures and works of which we present a selection for a more thorough analysis of their creative process. 

Keywords: boundary - popular music and contemporary art music – creative process.

Link:
http://200.156.25.90/posmusica/?id_pagina=1269882048&site_id=2 





-->
XIX Conferencia de la Asociación Argentina de Musicología
y  XV Jornadas Argentinas de Musicología
Córdoba, 12 al 15 de agosto de 2010
-->



Informe de Investigación: Música de Fronteras (Uni-Rio, 2010) por M. Perrone.

Este trabajo pretende presentar brevemente nuestra investigación cuyo tema, Música de fronteras. El estudio de un campo creativo situado entre la música popular y la música erudita de vanguardia (Uni-Rio, 2010), considera la producción de un grupo de artistas repensando la dicotomía entre ‘música clásica y popular’. Tomamos como referencia la obra de Elizabeth Travassos (2000)[1] que habla de dos líneas de fuerza que tensionan el entendimiento de la música en Brasil: por un lado, la alternancia entre la reproducción de los modelos europeos y el descubrimiento de un camino propio; por otro lado, la dicotomía entre lo clásico y lo popular. Estas líneas se expresaron en diferentes momentos de la historia y en torno a figuras que ponen en tela de juicio la división. También se manifiestan en las creaciones de varios artistas, algunos de los cuales fueron estudiados en la disertación.
El reconocimiento de una frontera entre ‘clásico’ y ‘popular’ implica la discriminación y la aceptación generalizada de los dos campos diferenciados por las clasificaciones académicas, mercadológicas y / o sociológicas en torno a ellas. Esta es una dicotomía histórica y vinculada con el mundo occidental y la modernidad. Consideramos esta clasificación como una construcción cambiante, en el que las líneas y espacios se mueven constantemente, lo que podría resultar su relativización o desaparición, dando paso a otras formas de pensar. No aspiramos a crear nuevas categorías sino apuntar a situaciones que cuestionan la separación. Observamos que la aparición de líneas de fuerza dicotómicas en distintos momentos dio lugar a una abundancia de ideas creativas y nuevas propuestas, lo que consideramos deseable y saludable dentro de la dinámica de la cultura.
El propósito de la maestría fue documentar la existencia de producciones musicales que se sitúan en los límites entre música popular y música erudita o clásica-contemporánea[2]. A través de este estudio aspiramos a crear un nuevo marco teórico, flexible, abordando los aspectos musicales y culturales que consideramos inseparables en América Latina.
Para realizar nuestro objetivo examinamos un grupo de artistas y algunas de sus producciones que presentan rasgos de uno y de otro campo. Esta lista es provisional, y sus limitaciones se relacionan con la necesidad de dar forma final a la disertación, pero puede ampliarse. Asimismo, es limitada pues los artistas siguen activos, por lo tanto, siguen ofreciendo más música para investigaciones futuras.
¿Cómo se inserta nuestra investigación en la musicología? ¿Pertenece a la musicología sistemática, la etnomusicología, el análisis musical, la sociología? ¿Qué área abarcaría nuestro tema? Tal vez esta última es una de las preguntas que no tienen una respuesta precisa, o apunta a la necesidad de enfoques interdisciplinarios para abordar los problemas actuales. Por lo tanto, nuestro estudio contiene contribuciones para compositores, profesores, musicólogos e investigadores de diversas áreas relacionadas.
Nuestro trabajo se divide en cuatro capítulos e incluye un CD con músicas y un video.
En el primer capítulo revisamos la literatura disponible, especialmente sobre "música clásica" y "música popular" en relación a la tradición, la experimentación, la vanguardia, el nacionalismo, el universalismo y la identidad. Investigamos las reflexiones y tomamos los conceptos de Carlos Vega, Coriún Aharonián, Philip Tagg, Samuel Araújo, Elizabeth Travassos, Santuza Cambraia Naves, José Miguel Wisnik, Jose Maria Neves, Michael Nyman, Tato Taborda, Augusto de Campos, Ezra Pound, Melanie Plesch, Malena Kuss, Ernst Krenek, Graciela Paraskevaídis, Jorge Larrain y Cergio Prudencio. Lejos de agotar el problema, pretendimos levantar algunos tópicos importantes en relación a nuestro objeto de estudio. Con la ayuda de este relevamiento bibliográfico y el estudio de algunas figuras del Capítulo 3 consideramos y describimos una serie de situaciones que problematizan la separación entre música popular y música erudita (o clásica contemporánea):
Advertimos un grado de especulación con el lenguaje en algunas de estas producciones, que pretenden generar un juego con la expectativa de quien escucha. Se trata de producciones que no buscan ser “totalmente complacientes”, tratando de desviar las expectativas y sorprender.
Existe generalmente una reflexión teórica sobre estos procesos, lo que implicaría un grado de conciencia de los modos de hacer, aunque no siempre estos están disponibles en forma de artículo o ensayo. A veces podemos constatar esta reflexión indirectamente en reportajes y declaraciones.
La inter-relación de los papeles. Mientras los roles están diferenciados en la llamada música clásica o erudita occidental,  frecuentemente están mezclados en la música popular: compositor de música y letra, arreglador e intérprete, compositor e intérprete, etc.; funciones que son inseparables dentro de culturas musicales no occidentales. Este rasgo aparece con mucha frecuencia en los artistas que analizamos.
La ausencia de un estilo definido en algunos en estos artistas estaría relacionada con la no repetición de fórmulas exitosas y a la adhesión a una estética no cerrada. No necesariamente toda la producción de un artista puede presentar esa ambigüedad en cuanto a pertenecer al campo erudito o popular; puede tratarse de una obra, un disco o una fase en la que sea evidente esta tensión.
La recuperación del valor estético de la música-la pérdida parcial de la funcionalidad. La funcionalidad ligada a la diversión o al esparcimiento a veces es dejada parcial o totalmente de lado. En el caso de los que se basan en algún género en particular, puede implicar el cruzamiento de géneros y otras fusiones, en juegos inter-textuales.
Identificamos también dos modos de hacer, que no son excluyentes entre si:
1) El trabajo lúdico con los objetos sonoros, experimental y sin prejuicios en cuanto al origen de los materiales, frecuentemente encarado de forma colectiva. Habitualmente incluye la utilización no convencional de instrumentos tradicionales, otros no tan tradicionales y la utilización de objetos de la vida cotidiana para interactuar con ellos, en un diálogo relajado, que raramente se da en el ámbito académico (El caso de Hermeto Pascoal y su grupo o de Tom Zé y sus juegos de Armar, por ejemplo. También el trabajo de Taborda junto al superinstrumento ‘Geralda’, en asociación con Fenerich).
2) La presencia de la figura del compositor, cantor-instrumentista, que pone su voz e instrumento al servicio de un alto grado de exposición y compromiso. Un trovador/ experimentador moderno que puede estar acompañado por otros instrumentistas o no, y servirse de sonidos pre-grabados, efectos y otros materiales electroacústicos (el caso de Chico Mello o de Carmen Baliero).
En el segundo capítulo abordamos los Cursos latinoamericanos de Música Contemporánea (1971-1989) como una referencia histórica por los que pasaron varias de las figuras que analizamos en la investigación como estudiantes y luego como profesores: Chico Mello, Carmen Baliero y Tim Rescala.
Los CLAMC nacieron como iniciativa de un grupo de jóvenes (Coriún Aharonián, Graciela Paraskevaídis, Conrado Silva, entre otros) que se habían formado en sus países de origen, participaban de la vida musical local estrenando obras, organizando conciertos y asociaciones y se preocupaban especialmente por la actualización en la formación musical de intérpretes, compositores, directores y docentes.
La lista de profesores y conferencistas participantes incluye a Luigi Nono, Helmut Lachenmann, Diether Schnebel y Gordon Mumma entre muchos otros que no podemos nombrar por cuestiones de espacio, para lo cual nos remitimos a la bibliografía.[3] Organizados como cursos de verano con una duración entre dos y tres semanas, se realizaron en Uruguay, Brasil, Argentina, Venezuela y República Dominicana. El compositor chileno Eduardo Cáceres (CÀCERES, 1989)[4] destaca el carácter autónomo y no-institucional de los CLAMC, donde se generaba un ambiente de transmisión no vertical del conocimiento: existía un intercambio entre colegas de otros países y se debatían las obras presentadas con los compositores e intérpretes a la hora de las audiciones; estas circunstancias raramente se presentan en la enseñanza formal de las carreras profesionales establecidas.
Las ofertas y las modalidades eran variadas y cambiaban cada año en función de los profesores invitados. Entre los talleres había composición erudita y popular, técnicas instrumentales, técnica vocal, lutería, técnicas electroacústicas en nivel básico y un nivel más avanzado que incluía la composición. En algunas ediciones se contó con un curso de ejecución de instrumentos andinos dictado por el compositor y director boliviano Cergio Prudencio, además de talleres con propuestas de improvisación destinadas a compositores y pedagogos. Los seminarios abarcaban análisis de música del siglo XX y análisis de música popular, o de un repertorio específico, como en el caso de los compositores invitados que se dedicaban a sus obras. Eran frecuentes los seminarios sobre estética, semiótica y educación musical. Las conferencias eran sesiones de entre 45 minutos y 2 horas en las cuales los invitados desarrollaban un tema de su dominio específico o relacionado a sus países de origen. El desarrollo de varias actividades simultáneas le permitía al alumno elegir su plan de trabajo, profundizando en las áreas de su interés a la vez que le permitía participar de actividades comunes como presentaciones de trabajos de alumnos y profesores.
La variedad de músicas y modalidades en el diseño de los talleres y audiciones nocturnas evidencian la voluntad de salir de un repertorio canónico, restringido a la literatura de cada instrumento o área del conocimiento, para ofrecer nuevas experiencias perceptivas que posibilitarían la ampliación del gusto y del imaginario sonoro. La búsqueda de lo “nuevo” en la creación musical no sólo remitía a la creación erudita contemporánea, sino que estaba relacionada con la apertura para la escucha de universos sonoros considerados nuevos por ser desconocidos, aunque fuesen antiguos dentro de las tradiciones de otras culturas. Ese otro desconocido podría habitar territorios lejanos o alguna región del propio país latino-americano. El redescubrimiento del folclore y de las músicas populares urbanas de la región por parte de los estudiantes abrió las puertas para nuevas sonoridades y para repensar la cuestión de la identidad dentro de las prácticas compositivas, en un contexto diferente de las décadas anteriores.
Podemos destacar un grupo de compositores e intérpretes uruguayos que tuvieron un papel importante dentro de los Cursos y que estaban vinculados al resurgimiento de la canción popular en ese país: Jorge Lazaroff, Jorge Bonaldi, Luis Trochón, Carlos da Silveira, Rubén Olivera, Leo Maslíah, entre otros. Muchos asistieron a los Cursos como alumnos y luego como profesores.
El movimiento en torno de la organización de los CLAMC tuvo innumerables resonancias. Pero la idea de juntar músicas “eruditas” (o “clásicas contemporáneas”) y músicas populares en un mismo curso de verano o propuesta formativa de talleres integrados no volvería a concretarse.

En el tercer capítulo hacemos una reseña de un grupo de figuras y obras que agrupamos en dos generaciones: los nacidos entre 1930 y 1950 (Veloso-Duprat, Tom Zé, Hermeto Pascoal) y los nacidos después de 1950 (Taborda, Prudencio, Mello, Baliero, Rescala). Tomamos el artículo de Damián Rodríguez Kees[5] , los discos y los libros escritos por Caetano Veloso y Tom Zé; la disertación de Luiz Costa Lima[6] y parte de la de Tato Taborda[7] sobre Hermeto Pascoal así como parte de un un video[8], los discos y entrevistas publicadas en diarios y revistas especializadas sobre Mello, Rescala y Baliero. Sobre esta compositora y pianista argentina tomamos también el artículo de Camila Juárez[9]. Mencionamos al compositor y docente Jans Joachim Koellreutter como figura importante para los creadores brasileños, con labor destacada en la organización de cursos y talleres, quien participó también de los CLAMC.

En cuarto capítulo presentamos un análisis musical más profundo de algunas obras seleccionadas: la versión que hizo Chico Mello de Pensando em ti, de Herivelto Martins y David Nasser (perteneciente al CD “Do lado da voz”, 2000) y la versión que hizo Carmen Baliero de El gallo rojo, de Chicho Fernández Ferlosio (perteneciente al CD “C”, 2000). Tomamos algunos conceptos sobre arreglo de la disertación de Paulo Aragão [10].
Conseguimos evaluar las transformaciones introducidas por Mello y Baliero al compararlas con otras versiones de las mismas músicas. En el caso de Pensando em ti la comparación se realizó con la versión de Nelson Gonçalves por ser ésta la manipulada en forma de muestras de sonido (samples) fragmentadas y re-combinadas que se alternan con el canto de Mello. En el caso de El gallo rojo, originalmente Gallo rojo-gallo negro, localizamos al autor (de una música que se suponía antigua, de la época de la guerra civil española y de tradición oral) y obtuvimos una copia de la grabación de la canción, grabada en Suecia en 1978. En ambos casos utilizamos la transcripción como una aproximación parcial, para representar gráficamente y facilitar la comparación. Ésta es complementada con descripciones y con el correlato sonoro de las diferentes versiones de las músicas.
Observamos una serie de recursos utilizados como: la fragmentación de la frase musical y de las palabras; la repetición u omisión de versos del poema; las prolongaciones de notas de la melodía posibilitando el quiebre de las proporciones de la frase regular y flexibilizando la organización métrica; la interpolación de silencio en el medio de la frase o de las palabras; además de notables cambios en la instrumentación, textura, tempo y tipo de emisión vocal. Tanto Mello como Baliero exploran su carisma, se basan en la figura del cantante popular y en el formato canción, a pesar de éste estar expandido por medio de un tratamiento que deja ver su dominio de técnicas de la música erudita o clásica contemporánea.

En las consideraciones finales sintetizamos los puntos más relevantes de nuestro estudio. Entre las figuras que seleccionamos para profundizar en nuestra investigación encontramos dos generaciones. La primera ya había sido parcialmente estudiada por Tato Taborda en su disertación (Música de Invenção, Uni-Rio, 1998). En el caso de la primera generación, se trata de figuras con historias de vida y preocupaciones muy diferentes entre si. En nuestra investigación analizamos también la reflexión teórica que los compositores/intérpretes hicieron sobre sus prácticas en libros, declaraciones y entrevistas publicados en diarios y páginas de Internet personales. En Pascoal encontramos varias fusiones: géneros del nordeste brasilero presentes en los ritmos, instrumentación y organización melódica modal, mezclados con samba carioca, choro y el jazz más moderno; observamos los recursos de orquestación proporcionados por Rogério Duprat en asociación con los músicos tropicalistas como Caetano Veloso. Notamos como fueron utilizados fragmentos de grabaciones de sonidos vocales (discursos, narraciones de partidos de fútbol, declamación de poemas) sonidos de animales, teteras, bocinas entre muchos otros y como fueron integrados a instrumentos inventados, objetos de uso cotidiano e instrumentos tradicionales, en una actitud lúdica y de buen humor. Los juegos con las palabras, en el estilo de la poesía concreta paulista, también están presentes, tanto en Veloso como en la producción de Tom Zé. A este músico bahiano, con una carrera artística de más de cuarenta años, lo colocamos dentro de la primera generación pero tomamos como referencia un trabajo reciente (Jogos de armar, 2000) por la originalidad de la propuesta de colaboración virtual con el público.
La segunda generación difiere de la primera por la formación académica sistemática en instituciones o con profesores particulares que vinculan a los artistas con las músicas contemporáneas experimentales y de vanguardia, y con un pensamiento en torno de las estéticas musicales de la segunda mitad del siglo XX. Constatamos a partir de declaraciones, entrevistas publicadas y por la mención en sus currículos profesionales que el tránsito por los CLAMC fue importante para la formación musical y para el intercambio con otros colegas de la región; paralelamente muchos ya habían tenido experiencias con la música popular desde su infancia y juventud y las siguieron teniendo durante y después de los Cursos. Este grupo de artistas desarrolla su actividad como compositores/intérpretes/arregladores en sus propios proyectos y como autores de músicas incidentales para teatro, danza y cine. La experimentación tímbrica es un rasgo frecuente y puede convertirse en el punto de partida tanto para la composición de “piezas” o “trabajos originales” como para la recreación de obras pre-existentes que pueden ser catalogadas como arreglo o versión. El ‘grado de intervención’ que presentan estas nuevas versiones evidencian una apropiación del material musical y de un pensamiento compositivo personal. En las declaraciones de Mello y de Baliero podemos constatar que la distinción en cuanto al origen de los materiales-“propios” o “ajenos”- no es importante. Los papeles tradicionales de compositor y arreglador fueron flexibilizados, el concepto de obra como entidad cerrada es cuestionado (lo que también ocurre en la propuesta de Tom Zé antes mencionada). La habilidad de estos artistas para transitar el territorio erudito y popular les permite entrar y salir de ellos con facilidad y hasta alejarse para hacer una parodia, como en el caso de Tim Rescala y su Clichê Music. Un intérprete que presenta puntos en común con Rescala es el compositor y escritor uruguayo Leo Maslíah (Montevideo, 1954) que podría ser una de las figuras para continuar y ampliar esta investigación.
El estudio de lo que llamamos segunda generación fue importante para constatar la presencia de una serie de rasgos que habíamos observado en nuestra práctica musical y docente y que intuitivamente nos fueron guiando hasta concretar esta investigación. La inter-relación de los papeles tradicionales y la revisión de los conceptos de obra y autoría parecen cuestionar la concepción de algunas de las disciplinas de los currículos de formación erudita y popular, que fueron concebidos separadamente. La disposición lúdica y la voluntad de experimentación de estos artistas aparecen como actitudes generadoras de propuestas que superan cualquier tentativa de división.
Finalmente, queremos destacar que la manifestación de líneas de fuerza aparentemente opuestas mencionadas en el comienzo, el par erudito y popular entre esas y otras posibles dicotomías, generan momentos y movimientos importantes para el florecimiento de nuevas propuestas musicales. Esos fenómenos constituyen un desafío a los creadores a la vez que estimulan e inspiran a las nuevas generaciones.

Bibliografía básica.

AHARONIÁN, Coriún: Resumen de los quince Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea, 2007. Disponible en http://www.latinoamerica-musica.net/
CÁCERES, Eduardo. Los Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea. RMCH, XLIII/172 (Julio- Diciembre, 1989), pp. 46-84.
CARVALHO, José Jorge de. As duas faces da tradição: o clássico e o popular na modernidade latino americana. Série Antropologia, Universidade de Brasília, 1991.
KUSS, Malena. “Nacionalismo, identificación, y Latinoamérica”. Cuadernos de Música Iberoamericana, Vol. 6, Instituto Complutense de Ciencias Musicales-Fundación Autor/ SGAE, Madrid, 1998.
NONO, Luigi. Cours Latino-Américain de musique contemporaine. Ecrits, réunis, présentés et annotés par Laurent Feneyrou; traduits sous la direction de Laurent Feneyrou. Musique/passé/présent. Paris, Christian Bourgois Editeur, 1993, pp.406-411.
NYMAN, Michael. Experimental music: Cage and Beyond. Music in the twentieth century. Cambridge University Press, 2002.
SOARES, Teresinha Rodrigues Prada. A Utopia no Horizonte da Música Nova. Tese de doutorado. Pós - graduação em História Social, Universidade de São Paulo, USP, 2006.
PARASKEVAÍDIS, Graciela. “Comentarios al margen sobre ‘Universalismo y nacionalismo en la música’ ”. Per MusiRevista Acadêmica de Música, n.10, Cap.4, Belo Horizonte, jul. – dez. 2004, p. 57-59.
TABORDA JUNIOR, Pretextato. Música de Invenção. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, 1998.
TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasileira. Rio de Janeiro, J. Zahar Ed., 2000.


[1] TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e música brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
[2] La terminología obedece a las palabras en uso en Brasil, pudiéndose entender “Música Erudita” también como “Música Clásica Contemporánea” en países de habla hispana o “Art Contemporary Music” en países de habla inglesa.
[3] La lista completa de profesores, conferencistas, colaboradores, sedes y fechas, entre otros datos importantes, están en el informe Resumen de los quince cursos latinoamericanos de música contemporánea, de Coriún Aharonián, disponible en http://www.latinoamerica-musica.net/.
[4] CÁCERES, Eduardo. “Los cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea – una alternativa diferente”. In: Revista de Musicología Chilena XLIII/172 (julio- diciembre, 1989), pp. 46-84.
[5] RODRIGEZ KEES, Damián. La función de la vanguardia en la música popular latinoamericana a través de la canción Épico de Caetano Veloso. In Actas Del IV Congreso Latinoamericano IASPM, México, 2002. Disponible en http://www.hist.puc.cl/iaspm/mexico/indice.html
[6] COSTA-LIMA Neto, Luiz. A música experimental de Hermeto Pascoal e Grupo (1981 – 1993): concepção e linguagem. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1999
[7] TABORDA JUNIOR, Pretextato. Música de Invenção. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, 1998.
[8] El conocido video “Música da lagoa” que circula en algunos sitios de Internet, que es parte de un documental: Sinfonia do Alto Ribeira-PETAR. Direção Carlos Alberto Dalia- Maria Grillo. Documentário, Duração total 45 min. Prod. Movie Center Sky Light-Hermeto Pascoal. Verão Filmes-Rede Manchete, 1985.
[9] JUÁREZ, Camila. “Desde los márgenes. El experimentalismo comprensible de Carmen Baliero”. In Revista del Instituto Superior de Música. N° 10, Universidad Nacional del Litoral. Santa Fe, Argentina, 2005, pp.85-126.
[10] ARAGÃO, Paulo de Moura. Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935). Dissertação de mestrado, Rio de Janeiro, UNI-RIO, 2001.


 Bibliografía disponible en portugués y español





1. “Música de Fronteiras”. In: XVIII Congresso da ANPPOM. Anais XVIII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. , 2008. Universidade Federal da Bahia (UFBA). Programa de Pós-Graduação em Música.1 a 5 de setembro de 2008 - Salvador, BA. ANPPOM Editora, pp. 43-47. ISSN 1983-5981.

2. “Reflexões sobre música popular e erudita para o estudo da fronteira”. In: Simpósio de Pesquisa em Música: SIMPEMUS5, 2008, Curitiba. Simpósio de Pesquisa em Música: Anais / Organização Norton Dudeque – Curitiba: DeArtes-UFPR, 2008, pp.14 – 18. ISBN 978-85-98826-18-9.
Disponível em http://people.ufpr.br/~simpemus/anais/AnaisSIMPEMUS5.pdf

3. “Os Cursos Latinoamericanos de Música Contemporánea: o erudito e o popular juntos como alternativa à formação musical tradicional”. In: XIX Congresso da ANPPOM, 2009, Curitiba.
Anais do XIX Congresso da ANPPOM. Curitiba: Anppom Editora-DDeartes, UFPr, 2009. pp.248 – 250.
Disponível em:
http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2009/II_MusicologiaHistoricaeEsteticaMusical.pdf

4. “A canção Pensando em ti no arranjo de Chico Mello”. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 23 al 27 de Agosto de 2010, Florianópolis, SC. In: Anais do XX Congresso da ANPPOM, UDESC, 2010, pp. 992-998. ISSN 1983-5981.
Disponível em http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2010/ANAIS_do_CONGRESSO_ANPPON_2010.pdf

5. “Informe de Investigación: Música de Fronteras (Uni-Rio, 2010)”. Publicación del resumen del trabajo completo presentado en la XIX Conferencia de la AAM-Asociación Argentina de Musicología y XV Jornadas Argentinas de Musicología, Córdoba, UNC, 2010, pp.72-74.
Disponible en : http://xa.yimg.com/kq/groups/17912635/525319024/name/Libro+Reusmenes+

6. “Música latinoamericana de vanguardia en los 70: diferentes implicaciones del discurso sobre latinoamericanismo musical”. Trabajo presentado (en prensa). En: X Jornadas Arte e Investigación. La Teoría y la Historia del Arte frente a los debates de la “globalización” y la “posmodernidad”. Instituto de Teoría e Historia del Arte  Julio E. Payró. Buenos Aires, 28, 29 y 30 de noviembre de 2012. Estará disponible en http://www.filo.uba.ar/contenidos/investigacion/institutos/payro/1paginas/09actas1.htm

7. “La música latinoamericana de vanguardia durante la década de los años setenta y la obra todavía no de Graciela Paraskevaídis”. En Boletín Música No.33, Casa de las Américas, La Habana, 2012, pp. 61-76.
Disponible en http://www.casadelasamericas.org/publicaciones/boletinmusica/33/comentarios1.pdf



 

XX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - Florianópolis - 2010



A canção Pensando em ti no arranjo de Chico Mello

Marcela Perrone (UNI-RIO, Conservatório Juan José Castro, Escuela de Arte Leopoldo Marechal)


Resumo: O presente artigo tem por objeto apresentar brevemente uma parte da produção de Chico Mello que foi analisada na nossa pesquisa de mestrado. Enumeramos os recursos mais empregados por ele na elaboração do seu arranjo da canção Pensando em ti, de H. Martins e D. Nasser. Relacionamos nossa análise com seus depoimentos. Notamos a inter-relação dos papéis de compositor/arranjador/intérprete que está presente tanto em Mello como em outros criadores de sua geração que tiveram formação e experiência em música erudita contemporânea e música popular.
Palavras chave: Chico Mello, arranjo, música popular, música erudita contemporânea.


Abstract: This article aims to briefly present a part of Chico Mello´s production analyzed in our research. We make a list of the most used features by Mello in creating his arrangement for the song Pensando em ti, by H. Martins and D. Nasser. We make a relationship between our analysis and his statements. We notice the interrelationship between the roles of composer / arranger / performer present in Mello and other artists of his generation who have received systematic music training and are experienced in both classical contemporary and popular music.
Keywords: Chico Mello, arrangement, popular music, classical-contemporary music.


Mello nasceu em Curitiba em 1957, estudou composição com J. Penalva, H.-J. Koellreutter no Brasil e com W. Szalonek e D. Schnebel em Berlim, além de Medicina (UFPR). Ele menciona também como fato importante na sua formação os encontros com compositores nos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporânea (1971-1989). Tato Taborda[1] tinha pesquisado a presença de elementos da música popular brasileira na produção de Mello para orquestra e grupo de câmara e se referiu ao primeiro CD do duo Mello-Ocougne chamado Música Brasileira De(s)composta (1996). No ano 2000, Mello edita seu primeiro disco solo, Do lado da voz, dedicado às canções, tanto próprias como arranjos de músicas populares brasileiras. Desse CD escolhemos a canção Pensando em ti, de Herivelto Martins e David Nasser, para desenvolver nosso trabalho.
O arranjo da canção está baseado na alternância vocal entre Chico Mello e uma gravação de 1957, cantada por Nelson Gonçalves e acompanhada por orquestra de cordas.[2]
Em relação à interpretação, podemos observar uma oposição entre a voz leve e aguda de Mello e o estilo carregado e mais grave de Gonçalves, associado este último ao samba-canção da época, ouvido no disco e difundido na rádio. O contraste entre ambos os estilos vocais é minimizado ou exagerado mediante diferentes tipos de ligações entre os trechos: justaposições, interrupções na metade de uma palavra, elisões. O começo se caracteriza pela tendência à integração ou complementação entre ambos; logo vão separando-se gradativamente.
No arranjo elaborado por Chico Mello, o acompanhamento é formado por um grupo de cordas (violinos e contrabaixos) e clarinetes que executam diferentes texturas. Predomina a utilização de acordes “plaquê” em divisão de tempo, prevalecendo os intervalos como quartas e quintas justas. Porém encontramos trechos de grande densidade textural e construções harmônicas mais complexas.
A canção apresenta duas partes contrastantes quanto ao perfil melódico e à harmonização, que apresentam uma divisão interna, na qual podemos constatar um paralelismo entre as segundas seções, facilmente reconhecível nos versos:

Eu amanheço pensando em ti
Eu anoiteço pensando em ti
Eu não te esqueço
É dia e noite pensando em ti

Eu vejo a vida
Pela luz dos olhos teus
Me deixa ao menos
Por favor, pensar em Deus

Nos cigarros que eu fumo
Te vejo nas espirais
Nos livros que eu tento ler
Em cada frase tu estás

Nas orações que eu faço
Eu encontro os olhos teus
Me deixa ao menos,
Por favor, pensar em Deus.

A seguir, enumeraremos os recursos mais utilizados por Mello:
o    Fragmentação da frase musical e das palavras. Às vezes ela contribui para a continuidade da linha melódica original através da alternância exata entre Mello e Gonçalves (Exemplo 1 e 2)[3].
(0’15’’)                                                                            (0’33’’)
 





                           Ex. 1                                                                                              Ex. 2

o    Pode ocorrer uma alternância e em seguida uma sobreposição (Exemplo 3). Às vezes, a fragmentação enfatiza a descontinuidade (Exemplo 4).
(2’28’’)
                                        Ex.3
(1’49’’)


                                         Ex. 4
o    Repetição de palavras fragmentadas e de sílabas, como podemos observar nos Exemplos 5 e 6. A repetição pode produzir um efeito de eco ou antecipação (Exemplo7).
(0’57’’)
                                       Ex. 5
(3’22’’)

                                       Ex.6
(4’32’’)



                                     Ex. 7.

o    À medida que transcorre a canção encontramos sobreposição de duas ou mais frases do poema (Exemplos 8 e 9).
2’01’’)





                                      Ex.8.


(2’48’’)




                                     Ex.9.

o     Prolongação de notas da melodia cantada por Mello, saindo das proporções da frase regular e flexibilizando a organização métrica (Exemplos 10, 11 e 12).
(1’23’’)

                                     Ex.10.
(1’41’’)


                                    Ex.11.
(4’23’’)

                                                            Ex.12.

o     Interpolação de “silêncio” na metade das frases cantadas por Mello. Esse procedimento já tinha sido empregado em trabalhos anteriores e se relaciona com a experiência que ele teve com a interpretação da música de John Cage. Os espaços inesperados na melodia não têm uma duração fixa e podem ser inseridos até mesmo no meio de uma palavra, como vemos no Exemplo 13. Ou pode ocorrer em combinações dos princípios mencionados acima (Exemplo 14). Nesse trecho observamos prolongação de notas da melodia; modificação das alturas da linha melódica com a inclusão de um portamento que se estende por vários tempos; sobreposição de diferentes versos do poema; fragmentação do verso, que começa cantado por Mello e termina com a última palavra cantada por Gonçalves. Esse recurso vai ser empregado novamente no final de maneira mais ousada, estendendo-se por 27 segundos, combinado com a sobreposição de trechos da gravação de Gonçalves (Ex. 15). O resto da frase (dos olhos teus) é omitido assim como os dois últimos versos (me deixe ao menos, por favor, pensar em Deus).
4’02’’)




                                                             Ex.13.
(0’45’’)




                                                            Ex.14.

(4’50’’)
                                                            Ex.15.


Desta maneira, fizemos referência a procedimentos “técnicos” musicais que evidenciam sua formação e experiência com música erudita contemporânea, postos ao serviço de uma vontade expressiva na elaboração de um arranjo. Porém, o trabalho desenvolvido por Mello tem a ver com uma reelaboração que o envolve como compositor, arranjador e intérprete.
Como apontou Paulo Aragão,[4] o conceito de arranjo vai além do meramente musical “atuando como processo agregador de elementos advindos de diversas instâncias culturais distintas”. Ele chamou de mediação o trabalho do arranjador, por exemplo, no caso da estilização da música oriunda dos morros cariocas, na década de 1930, para a inserção no incipiente mercado do disco e do rádio. Nesse sentido, ampliava a platéia, possibilitando a circulação dessas músicas entre as classes média e alta.
O trabalho de Mello dentro da estética da Música Brasileira De(s)composta também funciona como mediação de esferas culturais diversas, mas parece seguir um caminho diferente daqueles arranjadores dos anos trinta ao coletar algumas músicas conhecidas, inseridas no mercado musical ou na tradição oral, para dar-lhes um tratamento artesanal, e talvez uma circulação mais limitada.
Por outra parte, Aragão compara definições de arranjo segundo verbetes de fontes “clássicas” e “populares” [5], desde as definições mais amplas até as mais restritas, comentando as similitudes, como a “reelaboração (...) normalmente para um meio diferente do original”, e destacando que o segundo caso incluiria a “recomposição” do original. Além dessa diferença importante, “temos no arranjo popular a possibilidade de serem utilizados apenas alguns elementos do original, enquanto o arranjo clássico lidaria com esse original na íntegra” (ARAGÃO, 2001). Segundo essa descrição, o arranjador teria maior liberdade [entendida aqui como grau de intervenção] no universo chamado de popular. No caso de Mello, notamos que a liberdade que ele se permite ao apresentar seus arranjos está relacionada com esse modo de fazer. O conceito “modo de fazer” também se revelou importante para compreender os territórios da música popular e da música erudita, como territórios construídos ao longo de um processo desenvolvido no tempo e ligado ao mundo ocidental e à modernidade. Portanto consideramos as relações construídas em torno deles, analisamos as produções e procuramos vincular nossas observações com os depoimentos dos artistas. Chico Mello descreve assim a origem das suas de(s)composições:

Comecei a justapor essas duas linguagens [música popular e erudita contemporânea] quando resolvi não mais fazer “arranjos”, mas sim des-arranjos e re-composições, para aproximar mais minha percepção de compositor experimental à de intérprete de canções. A partir daí passei a me interessar em des-“cobrir” os aspectos fundamentais de cada canção, começando por me perguntar o que mais me atraía em cada uma delas. Aí minha longa experiência de compositor de música contemporânea me permitiu fazer buracos no pacote “canção”, para me envolver com os “sucos” contidos nesses compartimentos. Acho que essa engenharia composicional me ajuda a me entregar às experiências emocionais mais intensas, principalmente através de um aprofundamento da vivência do tempo. Quem sabe a sensação de simultaneidade não discordante de linguagens e não de fusão advenha desse aspecto? : o tempo dilatado envolve tudo de maneira muito hospitaleira, dissolvendo eventuais conflitos de poder entre as linguagens (MELLO, 2009)[6].

Na nossa pesquisa refletimos sobre uma série de situações que problematizam a separação entre música popular e música erudita contemporânea e exemplificamos com figuras e obras. Observamos a questão da inter-relação dos papéis de compositor, arranjador e intérprete como traço recorrente nas produções estudadas. No depoimento de Mello podemos advertir a presença da inter-relação dos papéis e um grau de consciência dos modos de fazer, aproveitando os saberes adquiridos através das diferentes experiências.
Como aponta Mello, podem existir ou podem ter existido eventuais conflitos de poder entre as linguagens [entre grupos sociais que puderam ter se identificado mais ou menos com algum o outro gênero ou espécie musical], mas a abertura da sua percepção como compositor/intérprete e a ênfase no envolvimento emocional permitem superar as divisões e gerar de(s)composições e recomposições.
Mello procede da mesma maneira lúdica com os materiais próprios quanto os alheios e flexibiliza os conceitos de obra e de autoria pensados como idéias fechadas. A releitura que propõe em Pensando em ti brinca com o estereótipo do amor relatado dramaticamente no samba-canção dos anos 50. O meio que ele escolhe, a montagem, lhe permite dialogar diretamente com o passado, neste caso representado pela gravação “crua” de Nelson Gonçalves. Através dos recursos como a fragmentação e repetição mecânica de sílabas nos permite imaginar situações típicas daquela época como a de um disco de vinil riscado. A partir da manipulação que ele faz dos elementos da canção como a densificação da textura e da harmonia, a fragmentação e a sobreposição dos versos, podemos outorgar outros sentidos: O que parecia ser uma canção de amor, ou mais uma canção de amor (não sabemos se bem ou mal sucedido) pode converter-se em um retrato engraçado ou até na expressão de um pensamento obsessivo e escuro.
Apresentamos resumidamente neste artigo uma parte da produção de Chico Mello onde surgem várias questões estudadas na nossa pesquisa de mestrado. A reflexão dos artistas sobre a própria prática, que chamamos grau de consciência, foi importante para complementar nossas análises e a noção de diferentes modos de fazer permitiu flexibilizar e relativizar algumas categorias ligadas aos territórios da música popular e da música erudita. A recorrência de traços como a inter-relação dos papéis de compositor/arranjador/intérprete está presente tanto em Mello como em outros criadores de sua geração, com formação e experiência em música erudita e popular. Arranjar, compor e interpretar seriam atividades integradas nesta proposta artística.

Bibliografia

ARAGÃO, Paulo de Moura. Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935). Dissertação de Mestrado, Rio de Janeiro, UNIRIO, 2001.

DUO MELLO-OCOUGNE. Música Brasileira De(s)composta. Wandelweiser, Berlim, 1996.

GARCEZ, Luciano. Entrevista com Chico Mello. 26 de junho de 2009, publicada no blog À sombra do café Nice. Disponível em http://sombradocafenice.blogspot.com/.

MELLO, Chico. Do lado da voz. Thanx God Records, TG 1008, São Paulo, 2000. Podem ouvir-se trechos de 30 segundos de cada faixa do CD no seguinte endereço:
http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/do-lado-da-voz. Último aceso Junho de 2010.

MESQUITA, Marcos. Aspectos da pós-modernidade musical e um estudo de caso. Disponível no site http://www.latinoamerica-musica.net/ na seção “Pontos de vista", 2004.

PERRONE, Marcela. Música de fronteiras: o estudo de um campo criativo situado entre a música popular e a música erudita de vanguarda. Dissertação. Mestrado em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNI-RIO, Rio de Janeiro, Janeiro de 2010.

TABORDA, Pretextato. Música de Invenção. Dissertação. Mestrado em Música. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNI-RIO. Rio de Janeiro, 1998.

Notas
[1] TABORDA, Pretextato. Música de Invenção. Dissertação de mestrado, UNI-RIO, Rio de Janeiro, 1998.
[1] Na nossa dissertação incluímos a versão de Nelson Gonçalves (gravação e transcrição) para facilitar a análise.
[1] As entradas dos trechos de gravação de Gonçalves foram representadas pelos pentagramas de tamanho menor nos exemplos.
[1] ARAGÃO, Paulo de Moura. Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935). Dissertação de mestrado, Rio de Janeiro, UNIRIO, 2001.
[1] Verbete do New Grove Dictionary of music and musicians escrito por Malcolm Boyd e o verbete do New Grove Dictionary of Jazz escrito por Gunther Schuller citados e traduzidos por Aragão na sua dissertação.
[1] Entrevista com Chico Mello feita por Luciano Garcez no dia 26 de junho de 2009, publicada no blog À sombra do café Nice. Disponível em http://sombradocafenice.blogspot.com/.